Acção de contacto com os membros do Partido

Elevar a militância<br> intensificar a intervenção

Dando seguimento às orientações definidas pelo XIX Congresso do PCP, o Comité Central apontou as tarefas indispensáveis ao reforço da organização e intervenção partidárias. Agora, há que implementá-las. 

A elevação da militância é um dos objectivos da acção

Image 15143

Para o cumprimento das tarefas definidas pelo CC, expressas na resolução «Mais Organização, Mais Intervenção, Maior Influência, Um PCP mais Forte», é elemento da maior importância a concretização da acção de contacto com os militantes para a elevação da militância entrega do novo cartão de membro do Partido e a actualização de dados. Com arranque já no início de Março, esta acção terá forte incidência até final de Maio (altura em que deverá ter sido feito o maior número possível de contactos), inserindo-se assim na campanha da CDU para o Parlamento Europeu. No essencial, esta acção de contacto deverá estar completada este ano.

O objectivo central é, na base do apuramento da disponibilidade e possibilidade de cada um e das propostas a fazer-lhe, elevar a sua militância e contribuir para uma participação mais regular na vida partidária, criando desta forma melhores condições para uma maior, mais profunda e mais intensa acção política e para um PCP mais forte.

Ao concreto, e antes de iniciar os contactos, as organizações do Partido deverão avançar o mais possível na avaliação das respectivas necessidades, das responsabilidades e tarefas a atribuir e nas questões concretas a tratar com cada um: todos os membros do Partido contactados devem ficar a saber, por exemplo, a que dias e horas se realizam as reuniões do organismo que se propõe que integrem ou como (ou a quem) pagar as quotas e adquirir o Avante! e O Militante, entre outras questões. Fundamental é, ainda, definir ao concreto quem fala com cada um dos militantes, constituir equipas e calendarizar os contactos, tendo em conta os dias e horas mais apropriados.

Perspectivas de crescimento

O contacto individual com milhares de militantes do Partido é uma tarefa imensa que, se for bem preparada e realizada, abre amplas perspectivas de reforço da organização e intervenção do PCP. Assim, esta acção não deve ser assumida como algo do foro administrativo, mas antes como uma tarefa política da maior importância, a ser desempenhada com esmero e criatividade.

Uma primeira questão a abordar com cada um dos militantes é a sua disponibilidade para cumprir tarefas partidárias. Neste caso, importa não apenas avançar com propostas concretas como também agir para a sua rápida concretização. No que diz respeito à quotização, há que estabelecer desde logo a forma de pagamento regular, devendo ser colocada a possibilidade do aumento do seu valor, designadamente tendo como referência um por cento do rendimento mensal.

Quanto à imprensa do Partido, importa abordar os que não o compram para que passem a fazê-lo. Para tal, há que conhecer previamente a situação de cada um dos militantes a contactar. A compra na organização deve ser privilegiada.

Muito embora se esteja a falar de contactar militantes do Partido, não se deve perder de vista que está em curso uma campanha de recrutamento de 2000 novos militantes, que decorre até Abril do ano que vem, sob o lema «Os Valores de Abril no Futuro de Portugal», aproveitando-se todas as possibilidades de recrutamento abertas por esta acção. Importa, então, saber quem são, no círculo de relações de cada um dos militantes contactados, as pessoas que ele entende que possam vir a ingressar no Partido.

A entrega do cartão de membro do Partido e a promoção do Programa são também objectivos desta acção, assim como a divulgação da Fotobiografia de Álvaro Cunhal e da Festa do Avante!.




Mais artigos de: PCP

Um PCP mais forte

Aos mais variados níveis da estrutura partidária, estão a realizar-se assembleias das organizações, elemento fundamental para o objectivo mais geral de reforço do Partido. Em Bragança, no dia 15, realizou-se a 8.ª Assembleia da Organização Concelhia, que...

PCP contra desmantelamento da CGD

A Célula da Organização Regional do Porto do PCP na Caixa Geral de Depósitos (CGD) distribuiu aos bancários deste grupo, na terça-feira, um comunicado onde denuncia as intenções dos partidos da troika nacional (PS, PSD e CDS) de desmantelar a CGD e de cortar nos...